As crônicas de Gerson “o estudado”II
Deus não dá asas pra cobra. Na venda do Marta Rocha, depois da seis horas não entra mulher – até a esposa do Marechal tem que gritar o marido da porta. Fora, claro, a D. Tereza, viúva do compadre dele o Zeca Lanterneiro. E ai de quem arriscar um oi ou sair da linha com a viúva, fica sem fiado. Não que alguém ache isso um problema. D. Tereza é uns doze anos mais velha que o Marta, e já tem mais de trinta anos que na saída da aula eu vinha pra venda comprar chicletes Ploc e cocada com ele. Por assim dizê, os dois estão aposentados da vida. Diferente de mim que sou aposentado por invalidez, mas que ainda tenho muita lenha pra queimar.
Mas venho me dedicando ultimamente com mais afinco em minha militância junto ao Marta, pela garantia dos direitos das mulheres, como não ando com tempo e disposição pra me envolver em grandes e nobres causas ambientais, honro meu passado de jovem ecologista lutando pela proteção das aranhas e pererecas!
Marta Rocha é um machista turrão. Do tipo que atrasa o lado dos amigos. Como já tá velho, não entende que cada mulher que passa é uma boa noite em potencial. O Céu de um é o inferno do outro. Que felicidade é ser um homem moderno e desfrutar das conquistas e da liberação feminina! Hoje com um pouco de jogo de cintura se experimenta de doces que no tempo do Marta só se via nas revistas.
Eu já cansei de dizê, que com essa visão romântica da mulherada, ele perde freguês. Só não entendo se ele quer proteger as mulheres dos homens ou os homens da mulheres. Eu mesmo tenho que levar a Marizilda pra comer pizza toda a semana, de vez em quando vai até alguma amiga nossa junto. Se ele relaxa-se, eu economizava o dinheiro da porcaria da pizza e gastava com umas cervejas e uma porção de calabresa. Tudo dividido, que não sou desses machista que ficam pagando conta pra mulher. Sou moderno. Mulher minha tem que trabalhar. Ter carreira. Que eu não sou besta pra carrega os outros por ai. Toda vez que toco no assunto ele perde a linha.
___ Já te falei que minha venda não é puteiro.
___ Mas Marta, é só as esposa, as namorada e as companheiras.
___ Mas é assim que começa. Daqui a pouco começam a trazer as filial e a ficar de olho na matriz dos outros.
___ Cê me conhece, eu sou do tipo de furar os olhos do companheiro?
___ Gersun, em você, não sendo sobre dinheiro, eu confio. E por falar nisso, já que tá todo fazendo exigências, podia acertar os atrasados, que pra cada dez caixa de cerveja que eu vendo uma fica empatada no senhor. Não confio é nessa ai que você ta andando.
___ Assim eu perco a amizade. Ate parece que eu bebo todo dia. E não entendi isso ai que ocê falou.
___ Da conta?
___ Deixa a conta pra lá. Da minha Marizilda.
____ Gersun, essas mulher que ficam batendo perna , entrando em tudo que é lugar… No meu tempo não era assim.
____ No teu tempo era tipo a D. Tereza né?
____ Que que você quer dizê. Dona Tereza foi professora dos meus filhos!!! Uma mulher forte, dona do seu nariz. Foi ela que botou o Zeca pra frente.
____ Ceis dois se conhece a muito tempo, né? Me falaram que você visitava muito o Zeca quando ele tava doente… Dona Tereza toda a vez que bebe fala que ai dela se não fosse ocê… Sempre te achei um amigão. Então por que ta me ofendendo?
____ Deixa o fiado pra lá. Mas nada de trazer essa dona aqui. Ainda esses dia vi um trem na porta da escola, que quase me fez passar mal de desgosto. Acredita que tinha duas meninas novinha se beijando.
____É… acho que eu ia passar mal também se vice….
____ Parece que num tem pai, e já eram grandinha. Os pais devem ta gastando os tubo com festa de debutante…
____ Hoje não usa isso mais não… elas vão pra Disney, elas querem vê o Pateta.
____ Sei …. E o outro pateta fica aqui pagando.
____ Mas deixa as meninas… Vai dizê que quando você era menino pequeno lá em Barra Mansa, também não fazia suas experiência?
____ Quê?
____ Tô perguntando se lá em Barra Mansa tinha muita bananeira. Daquelas que balançam com o vento… Ou algum coleguinha mais dengoso…. Teu pai criava galinha?
____ Num gosto dessas conversas. Você estudou tanto só pra ficar desbocado. E a aposentadoria?
____ Acho que agora é definitivo, vou receber uma bolada. Ai compro a tua venda e vai poder entrar todo mundo. Quando eu for o dono da venda vai ter mais mulher que homem. Que é mulher que atrai freguesia.
____ aHam. Resta saber que tipo de freguesia…
Eu podia esticar a conversa e dizer que nada mais bonito do que duas pereças coachando na lagoa quando você ta pescando de vara. Mas era capaz dele passar mal, e os filhos iam querer que eu acertasse o fiado.
Clique aqui pra ler As crônicas de Gerson “o estudado” I: A Picanha do Sogrão
o texto está maravilhoso , tem um toque muito bem humorado adorei !!
CurtirCurtir
Pingback: A Picanha do Sogrão « Revista Pittacos